PCdoB/CE: Encontro reúne vereadores eleitos

O PCdoB/CE reuniu, na manhã deste sábado (10/11), na sede do comitê municipal do partido em Fortaleza, os vereadores eleitos pela legenda nas disputas deste ano. Na pauta do encontro, a integração e a articulação dos parlamentares com as demais lideranças comunistas, além de discutir o papel das Câmaras Municipais e perspectivas de atuação dos vereadores e sua articulação no plano estadual.

O encontro dá prosseguimento ao projeto do PCdoB cearense de iniciar a articulação dos recém-eleitos visando o êxito de seus mandatos. O partido já havia reunido os prefeitos comunistas para discutir questões fundamentais como conjuntura política pós-eleição e assuntos relativos à administração municipal.

Apoio das lideranças comunistas

As principais lideranças comunistas participaram do encontro e tiveram a oportunidade de trocar experiências com os novos parlamentares. O deputado federal Chico Lopes destacou a importância do vereador e ratificou que os parlamentares destacados do PCdoB começaram suas atuações políticas nas Câmaras Municipais. “Eu, Inácio Arruda e Lula Morais, por exemplo, fomos vereadores. De todos os mandatos que exerci, acho este o mais importante pois é no município onde a gente mora, onde está o eleitor e onde se dá a vida da gente. Ser vereador requer muita responsabilidade, pois o mandato deve ajudar a construir a cidade e ser instrumento de transformação da sociedade”, defendeu. Lopes destacou ainda que um bom vereador deve estar atento ao coletivo, e não ao individual. “O foco deve estar em resolver problemas que melhorem a vida de muitas pessoas. Fazemos parte de um partido coletivo e é assim que devemos pautar nossas ações”.

O senador Inácio Arruda também participou do encontro e ressaltou a relevância que o vereador tem na cidade. “O parlamentar passa a ter uma relação de proximidade com os eleitores”, ratificou. O parlamentar destacou a história do PCdoB que, ao longo de 90 anos de história, tem enfrentado duras batalhas em defesa da transformação social. “Participamos de diversos episódios ao longo deste tempo, inclusive a eleição de um operário e agora de mulher que saiu da cadeia. Temos que continuar sendo instrumento para fortalecer este caminho de transformação e responder concretamente os problemas das pessoas”. O senador colocou o mandato à disposição dos vereadores e garantiu empenho para o êxito de suas ações. “Contem com a nossa bancada federal e com o apoio da direção do nosso partido. Nosso interesse é fazer grandes mandatos e que eles sejam referência em cada cidade”.

“Nossos mandatos têm características fortes, com origem na militância, trazem uma trajetória de luta permanente pelos interesses e solução de problemas do nosso povo”. Foi com entusiasmo que o deputado estadual Lula Morais saudou os recém-eleitos. O parlamentar enalteceu a conquista dos vereadores e enfatizou a responsabilidade de cada um. Com a experiência de quem também já exerceu o cargo, Lula Morais sugeriu algumas ações que os novos parlamentares podem realizar para se destacar como vereador. “Para exercer um bom mandato é importante pesquisar, aprofundar e debater questões que perpassam pela vida de todos. Defendemos um mandato diferenciado”, enfatizou.

Para o deputado federal João Ananias, os vereadores devem “sair da mesmice”. “Todos parecem ter o mesmo discurso. Devemos buscar, com criatividade, nos destacar na prática”, ratificou. Ele também evidenciou a trajetória de 90 anos do PCdoB para ressaltar a importância de cada mandato. “Cada um de nós fazemos parte deste partido de luta. Ser vereador é uma honraria que o povo concede. Não devemos transformar o mandado em ‘coisa miúda’, mas instrumento da luta do povo por uma sociedade mais justa”.

Deixar marcas positivas. É este o conselho que o secretário de saúde do Estado, Arruda Bastos, dá aos vereadores eleitos. “Fazemos parte de uma das principais e mais bem avaliadas secretarias do Estado. Imprimimos a marca do PCdoB na área da Saúde no Ceará e somos reconhecidos por isso”, ratificou. Dentre as principais ações da secretaria, liderada há 6 anos pelos comunistas, ele destaca o modelo de gestão compartilhado e os consórcios públicos de saúde. “O nosso trabalho já é reconhecido nacionalmente. Secretários de 12 estados já vieram nos procurar para que a gente apresente nossa forma de trabalho”. Arruda Bastos sugeriu ainda aos novos vereadores devem ter independência em suas ações.

Avaliação das Eleições 2012

Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB no Ceará, enalteceu a presença dos vereadores e ratificou o objetivo do encontro. “Nossa intenção é proporcionar acolhimento e entrosamento entre vocês e a direção estadual do partido”.

O dirigente destacou a diversidade de profissões dos eleitos. “Temos jovens exercendo primeiro mandato, como a jovem Jucilene,de 20 anos, eleita em Potengi, assim como o experiente Chico Barbeiro, presidente da Câmara, reeleito em Maracanaú. Somos homens e mulheres, professores, sindicalistas, servidores públicos, médicos. Isso representa bem nossa alma, pois somos um partido sem dono, que atua em conjunto”, enfatizou.

Numa análise nacional, Patinhas destacou o fortalecimento dos partidos de esquerda, que compõem a base aliada de Dilma, nas últimas eleições e reforça a importância dos resultados para o desenvolvimento do país. “Os partidos aumentaram sua presença no cenário nacional tanto nas capitais quanto no interior”.

Nacionalmente, PSDB e DEM diminuíram a quantidade de prefeitos e vereadores eleitos em 2012. Enquanto em 2008 os tucanos elegeram 791 prefeitos, neste ano o número caiu para 702. “A maior derrota que podemos considerar dos tucanos foi em São Paulo, onde eles perderam a eleição do maior colégio eleitoral do país para a coligação PT/PCdoB/PSB/PP”, destacou Patinhas. O DEM, na eleição anterior, saiu vitorioso em 496 municípios. Já neste ano, o número caiu praticamente pela metade, com a eleição de 277 prefeitos.

“Já os partidos de centro-esquerda obtiveram grandes avanços”, comemorou Carlos Augusto. Ele enumerou: “O PT cresceu 14%. Em 2008 eram 558 prefeitos, enquanto neste ano elegeu 636. O PSB também conseguiu grandes conquistas. Subiu de 310 prefeituras para 443, o que representa crescimento de 43%. O PCdoB também aumentou seu número de prefeituras em 37%. Em 2008, ganhou em 41 municípios e, neste ano, elegeu 56 prefeitos”. A participação do PCdoB também aumentou nas casas legislativas municipais. Subiu de 612 vereadores em 2008 para 976 parlamentares eleitos em 727 municípios de todo o país.

No Ceará, destacou o dirigente, o partido acompanhou o crescimento da esquerda. “Em 2008 elegemos 5 prefeitos, e neste ano subimos para 7. Também aumentamos a quantidade de vice prefeitos de 3 para 5. O número de vereadores acompanhou este crescimento se comparado à eleição municipal anterior. Em 2008 eram 54 parlamentares em 39 cidades. Neste ano elegemos 89 vereadores em 58 municípios cearenses. Além disso, ajudamos a eleger 73 prefeitos, praticamente 40% dos municípios cearenses ”.

“Nosso partido é construído por várias mãos, não só pelos parlamentares ou direção estadual. Trabalhamos em conjunto e o vereador, no município, representa este partido de 90 anos de história que nunca deixou de atuar, sempre defendendo o melhor para o nosso povo”, enfatizou o dirigente.

Para Patinhas, as eleições deste ano estão intimamente ligadas ao pleito de 2014. “Devemos nos empenhar para garantir que o país continue com este processo de avanço das forças progressistas e batalhar para impedir o retrocesso dos neoliberais ao poder. Até lá, nosso intuito é buscar lideranças para a disputa estadual, deveremos apoiar a eleição do candidato que irá suceder o governador Cid Gomes e ainda lutar pela reeleição de Dilma”, enumerou.

Para garantir os avanços tanto no Ceará quanto no país, Carlos Augusto defendeu que os vereadores devam se engajar no fortalecimento do PCdoB em cada município. “Sugiro que vocês participem das reuniões com os comitês municipais, procurem ajudar a organizar o povo da cidade criando núcleos da UBM, UJS e outras entidades dos movimentos sociais. Os mandatos comunistas devem ser vistos como atuantes e comprometidos com o povo”, enfatizou.

Novos encontros

Patinhas ratificou que os encontros com os recém-eleitos, tanto vereadores quanto prefeitos, devem ter continuidade ainda este ano. Segundo o comunista, a direção do partido já organiza novas reuniões com os parlamentares e gestores divididos por regiões. “Sabemos da dificuldade de muitos virem até Fortaleza para participar dos encontros, por isso dividimos essas reuniões por região para facilitar e garantir a participação de todos”. Os cursos serão de um dia, manhã e tarde, e tratarão sobre o PCdoB, sua história e programa; o que defende o projeto de desenvolvimento e ainda abrirá espaço para a troca de experiências sobre mandatos. “A vitoria de vocês é a vitoria do PCdoB no Ceará e no Brasil”, confirmou.

Um calendário já está sendo proposto para os novos encontros. No dia 8 de dezembro, o fórum de vereadores deverá reunir os 26 parlamentares das regiões de Aracati, Baturité, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza. No dia seguinte (09/12), o curso será na região de Crateús e reunirá os 15 vereadores das cidades próximas. Os encontros seguirão em janeiro de 2013: no dia 19, o curso será na região do Cariri, onde 20 vereadores participarão do encontro. Já no dia 20, os parlamentares eleitos nas cidades próximas a Iguatu realizarão o encontro. Por fim, a região de Sobral e Itapipoca, que soma 20 vereadores, realizará seu curso.

Durante o encontro deste sábado, os vereadores das diversas cidades puderam trocar experiências e debater assuntos relativos aos municípios, além de tirar dúvidas com os parlamentares e os membros do comitê estadual.

De Fortaleza,
Carolina Campos