Conselho Curador da EBC faz audiência pública em Porto Alegre

Porto Alegre sediará nesta semana duas atividades importantes do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nesta segunda-feira (12), às 14 horas, o colegiado realizará a 40ª Reunião Ordinária e amanhã (13), a partir das 9 horas, acontecerá a audiência pública Desafios para a autonomia, a diversidade e a regionalização do Sistema Público de Comunicação.

As duas atividades serão realizadas na Casa de Cultura Mário Quintana e são abertas à participação da sociedade. Toda programação deverá ser transmitida ao vivo, pela internet, na página do Conselho Curador da EBC.

A ida a uma capital do sul do país faz parte de uma iniciativa do colegiado de organizar principalmente audiências públicas fora do eixo Brasília-Sudeste. A sugestão veio da Ouvidoria da EBC e foi aprovada pelo órgão em março deste ano. As cidades de Recife e Marabá já receberam a visita do Conselho, nos dias 25 de julho e 31 de outubro, respectivamente.

A audiência pública tem como objetivo receber contribuições de entidades, parceiros e usuários do sistema público de comunicação para auxiliar a EBC na tomada de decisões sobre o tema. No total, terão acesso à fala até 30 pessoas. Dessas, haverá a manifestação de até 15 participantes que se pré-inscreveram na audiência e outros 15 que tenham se inscrito no início das atividades. A audiência deve contar, ainda, com a presença de representantes da Diretoria e da Ouvidoria da EBC, além de integrantes do Conselho Curador.

As inscrições já podem ser feitas pelo endereço [email protected] de acordo com as regras do Edital da Audiência Pública, que foi publicado no dia 1o de novembro no Diário Oficial da União.

O que é o Conselho Curador

O Conselho Curador é um órgão colegiado interno à Empresa Brasil de Comunicação, composto por 22 membros de diferentes segmentos sociais, responsável por zelar pelo cumprimento da missão da EBC (determinada pela lei 11.652 de 2008), por determinar a linha editorial de seus veículos e por fiscalizar, em nome da sociedade, a observância dos princípios da comunicação pública.

Além disso, o Conselho é o principal instrumento de participação da sociedade na gestão da EBC, diferenciando seus veículos públicos dos canais estatais (controlados exclusivamente por governos ou poderes públicos) e dos veículos comerciais.

Serviço

O quê: Audiência Pública sobre “Desafios para autonomia, diversidade e regionalização do Sistema Público de Comunicação” e reunião ordinária do Conselho Curador

Onde: Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736 Centro Histórico de Porto Alegre

Quando: Dia 12/11, segunda-feira, às 14h e dia 13/11, terça-feira, às 09h

Fonte: Conselho Curador da EBC, publicado na página do Barão de Itararé