Deputados discutem repercussão do programa Ciência Sem Fronteira

Para avaliar a repercussão do programa Ciência Sem Fronteira, do Governo Federal, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (13), o 2o Ciclo de Debates – Diálogos Brasil no Mundo. Segundo a presidenta da Comissão, deputada perpétua Almeida (PCdoB-AC), o encontro vai permitir ainda a discursão de questões referentes à revalidação/reconhecimento de títulos acadêmicos obtidos por estudantes brasileiros no exterior.

A deputada Perpétua Almeida lembra que é objetivo do Programa Ciência Sem Fronteira atrair pesquisadores que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias, bem como criar oportunidades para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

O programa pretende oferecer 100 mil bolsas de estudos em quatro anos, destinadas a alunos de graduação e pós-graduação em instituições estrangeiras reconhecidas internacionalmente na área de tecnologia e inovação.

Conduzirão os debates representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Educação e Saúde, além do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o presidente da Associação Nacional de Estudantes.

Da Redação em Brasília
Com informação da Ass. Dep. Perpétua Almeida