Câmara dos Deputados vai homenagear Marighella

 A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou requerimento da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) para realizar sessão de homenagem ao nascimento do político brasileiro e líder do PCB e da ALN (Ação Libertadora Nacional), Carlos Marighella. Nascido em Salvador (BA), em 5 de dezembro de 1911, ele foi considerado inimigo número 1 da ditadura militar, pela qual foi duramente perseguido e assassinado em 1969. A sessão de homenagem ainda não tem data para ser realizada.

Câmara dos Deputados vai homenagear Marighella

Marighella foi um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar. Em maio de 1936 foi torturado pela polícia de Filinto Müller por criticar o governo de Getúlio Vargas. Fica um ano preso. Solto, entra para a clandestinidade. Sempre combatendo as ditaduras brasileiras, em 1939 é preso novamente e fica encarcerado até 1945. Foi eleito Deputado Federal Constituinte em 1946 pelo PCB baiano.

Em maio de 1964, após o golpe militar, é baleado e preso por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Libertado por decisão judicial, opta pela luta armada contra a ditadura. Em 1968 funda o grupo armado Ação Libertadora Nacional. No ano seguinte, a ALN, juntamente com o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), participa do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick.

Em 4 de novembro de 1969, Carlos Marighella foi assassinado a tiros por agentes do Dops, em uma emboscada chefiada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, na capital paulista.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Janete Capiberibe