Congresso comemora Proclamação da República com teatro vivo

Em homenagem à Proclamação da República, o Senado promove, dos dias 15 a 18 de novembro, a segunda edição do Projeto Visite Encena. O evento consiste em visitas guiadas, nos principais espaços do Palácio do Congresso Nacional, por atores caracterizados como personagens históricos contando fatos relevantes sobre a história da República no Brasil e a atuação do Congresso Nacional no processo de criação e consolidação republicana, enquanto acompanham os visitantes. 

Congresso comemora Proclamação da República com teatro vivo

Nas seis apresentações diárias, os artistas do grupo brasiliense de teatro “Caixa Cênica” vão proporcionar ao público uma experiência lúdica, educativa e interativa, de acordo com o conceito de “história viva”.

A intenção da equipe é Ilustrar para o visitante do Congresso Nacional alguns episódios e personagens históricos de significado para a configuração da República no Brasil e atrair a atenção de visitantes e da mídia para o Programa Visite o Congresso.

Em abril e maio de 2010, por ocasião do cinquentenário de Brasília, o Senado, em parceria com a Câmara dos Deputados, realizou o projeto “Visite Encena – História Viva no Congresso Nacional”. Atores caracterizados como personagens históricas interagiam com o público visitante.

O projeto foi sucesso de público e gerou repercussão positiva na mídia. Ganhou, ainda em 2010, o Prêmio Opinião Pública, concedido pelo Conselho de Relações Públicas aos melhores projetos de Relações Públicas do País. Muitos visitantes sugeriram que o projeto se repetisse, pelo caráter didático e lúdico proporcionado pela experiência das visitas dramatizadas.

Estarão presentes os seguintes personagens históricos: Tiradentes, precursor dos ideais republicanos; Aristides Lobo, senador do século XIX, defensor da República e do Abolicionismo durante o Império e Itamar Franco, presidente da República que promulgou a lei que regulamentou plebiscito para escolha entre o regime republicano e o monarquista.

Serviço:
Não é necessário agendamento prévio. Serão distribuídas senhas no Salão Negro, nos dias das apresentações para as visitas que ocorrerão das 9h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Fonte: Agência Senado