China reforça via socialista

O 18º Congresso do Partido Comunista da China elege nova direção nacional e declara que marcha “firmemente no caminho do socialismo com características chinesas”

Muita gente fez afirmações incorretas sobre a China nos últimos tempos. Tem sido forte a crença de que o país estaria abandonando o rumo da revolução e a perspectiva de construção do socialismo, substituída pelo desenvolvimento capitalista.

Estavam errados, e isso foi mostrado pelo 18º Congresso do Partido Comunista da China, encerrado no dia 14 de novembro, Num exame profundo dos problemas do país e das soluções para eles, reafirmou, em alto e bom som, o caminho do socialismo como a melhor forma para o país avançar, conquistar novos patamares de desenvolvimento e garantir o bem estar de seu povo.

O 18º Congresso foi aberto, em Pequim, no dia 8 de novembro e reuniu 2.268 delegados que representaram os 82 milhões de comunistas chineses, organizados em mais de 3,4 milhões de organizações de base (o país tem a maior população da terra: 1,3 bilhões de habitantes).
Foi eleito o novo comitê central (composto por tem 205 membros plenos e 170 suplentes) e também o novo secretário geral, Xi Jingping, de 59 anos de idade, que ocupará a presidência da China, substituindo Hu Jintao ao fim de seu segundo mandato de cinco anos.

Em seu encerramento, o 18º Congresso pediu ao Partido que procure “libertar o pensamento, prosseguir com reforma e abertura e concentrar forças para vencer as dificuldades e marchar firmemente no caminho do socialismo com características chinesas”. Aprovou a meta de construir uma sociedade “modestamente confortável” até 2021, quando será comemorado o centenário da fundação do PCCh. A outra grande meta é construir um país socialista moderno, democrata, civilizado e harmonioso até 2049, ano da comemoração dos cem anos da revolução chinesa.

A reafirmação do compromisso com o socialismo foi reforçada pela aprovação de uma emenda ao Estatuto do Partido Comunista da China (PCCh) pela qual o Congresso incorporou o conceito de desenvolvimento científico como o mais recente fruto do sistema teórico do socialismo com caraterísticas chinesas, servindo também como arma ideológica para orientar trabalhos do Partido e do país.

Nesse sentido, o 18º Congresso deixou claro que o PCCh seguirá por longo prazo a orientação ideológica fundamentada no conceito de desenvolvimento científico, incorporando o marxismo-leninismo, o pensamento de Mao Zedong, a teoria de Deng Xiaoping e o conceito da Tríplice Representatividade como conceitos de grande significado para o desenvolvimento do socialismo com características chinesas.

A China, com a maior população da Terra, já resolveu no geral o problema de alimentação e moradia e agora busca elevar a renda, melhorar o meio ambiente e promover a educação das crianças. São as tarefas primordiais do desenvolvimento do socialismo chinês.

Fonte: Classe Operária