Cubanos comemoram Dia Internacional do Estudante

Neste sábado (17), diversas nações celebram o Dia Internacional do Estudante. Atividades culturais, manifestações e discussões pelas redes sociais são algumas das programações esperadas por ocasião da data. Em Cuba, as ações já começaram nessa semana e devem se estender até os próximos dias.

 De acordo com informações de Juventude Rebelde, já está programado para o dia de amanhã um tuitaço nas redes sociais por uma educação pública, trabalho e segurança social. Os estudantes convocam as pessoas interessadas em participar da atividade a enviarem mensagens por Facebook e Twitter pedindo respeito aos direitos estudantis.

A ação, prevista para começar às 9h (horário de Cuba), pretende ainda estimular o debate sobre a educação de qualidade e livre acesso para todos. Quem quiser participar deve mandar mensagens com a hastag #Liberenlos5ya e #DerechosdeCuba.

Amanhã, também em celebração ao Dia Internacional do Estudante e em comemoração pelos 90 anos da Federação Estudantil Universitária (FEU), começará, em Cuba, a quinta edição do Festival Universitário do Livro e da Leitura (Full). A atividade ocorrerá até o dia 21 de novembro na província de Villa Clara. Lançamento de livros e revistas, atividades culturais e exibições de filmes e vídeos são algumas das ações programadas para o Festival.

A data também será lembrada por estudantes do ensino médio, os quais promoverão festivais esportivos e culturais, oficinas de orientação profissional, atos de solidariedade aos Cinco Cubanos presos nos Estados Unidos por alertarem sobre atividades terroristas contra Cuba, entre outras ações.

A programação referente ao Dia do Estudante já começou em algumas localidades cubanas. É o caso do Golfo de Guacanayabo, onde jovens realizaram, ontem (15), uma marcha pelas ruas da cidade. Os participantes aproveitaram a ocasião para apoiar as organizações estudantis, tais como a Federação de Estudantes do Ensino Médio (FEEM) e a Federação Estudantil Universitária (FEU), e prestar solidariedade aos Cinco Cubanos.

Dia Internacional do Estudante

O Dia Internacional do Estudante, celebrado neste sábado (17), faz referência às ações ocorridas no dia 17 de novembro de 1939, quando tropas de Hitler fecharam instituições de ensino superior da antiga Checoslováquia e enviaram mais de mil estudantes para campos de concentração. A repressão foi uma resposta do nazista aos protestos estudantis intensificados nos dias anteriores devido à morte de um estudante checo.

Fonte: Adital