Centrais fazem ato na Câmara contra fator previdenciário hoje

As centrais sindicais realizam nesta terça-feira (20), a partir das 14h, uma manifestação na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para sensibilizar os parlamentares a aprovarem projeto que acabar com o fator previdenciário. Um projeto de lei está previsto para ser votado nesta semana que propõe uma nova fórmula chamada 85/95, a qual a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) é veemente contra.

O projeto que acaba com o fator previdenciário incidente nas aposentadorias do setor privado, já aprovado no senado, no entanto, foi alterado na Câmara, com a inclusão do novo cálculo, proposto pelo relator da matéria, o atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS).

Leia também:
Para CTB nova proposta é reedição do Fator Previdenciário
Duas importantes votações estão na pauta dessa semana na Câmara

Segundo a qual a aposentadoria sem cortes ocorreria quando a soma da idade e dos anos de contribuição do segurado atingisse 95 no caso dos homens e 85 no caso das mulheres.

”Discordamos totalmente desse novo cálculo que prejudica que começa a trabalhar muito cedo, já que leva em conta a soma do tempo de trabalho mais a idade. Defendemos que não tem que haver idade mínima”, declarou ao Vermelho Eduardo Navarro, secretário de Comunicação da CTB.

O fator previdenciário foi criado na era FHC e é um mecanismo perverso que achata a aposentadoria em até 40%. Os sindicalistas vão conversar com todos os líderes partidários para convencê-los a extinguir o fator.

O ponto de concentração será no Salão Verde da Câmara dos Deputados, às 14 horas.

Da redação com informações das centrais