CTB-BA prepara congresso e convoca para Marcha das Centrais

Os dirigentes de sindicatos filiados à CTB Bahia se reuniram, na terça-feira (29), no auditório do Sindicato dos Bancários, para tratar da participacão na Marcha das Centrais e dos preparativos para o congresso estadual, que deve ocorrer nos dias 14 e 15 de junho, como etapa preparatória para o terceiro congresso nacional da entidade agendado para agosto. Foi estabelecido como meta a busca pela renovação de quadros, a interiorização da central e ampliação da participação nos sindicatos rurais.

Na reunião, o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo, destacou o salto de qualidade dado pela entidade neste novo momento do sindicalismo brasileiro. Ele ressaltou a necessidade de estruturar mais e melhor as ações de organização, realizando um grande congresso estadual. "A CTB deve trabalhar numa perspectiva de fazer uma leitura profunda do que vive o mundo e, sobretudo, o sindicalismo", argumentou, lembrando que é preciso observar que projeto da central ainda pode ser visto como embrionário, mas o saldo já é positivo. "Temos quase 651 mil trabalhadores filiados e deste total 1/3 compete à Bahia, o que nos coloca na responsabilidade de levar o maior número possível de delegados ao congresso nacional, em agosto".

De acordo com o presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia e dirigente da CTB Nacional, Aurino Pedreira, "é preciso usar a preparação do congresso para dar visibilidade à central junto aos trabalhadores, na perspectiva de colaborar para o crescimento da CTB Bahia e avançar no aspecto da organização". Segundo o dirigente, o trabalho desenvolvido pela seção estadual tem sido de destaque e deve ser valorizado, inclusive, servindo de celeiros de quadros para a direção nacional.

Marcha das Centrais

Além de apresentar um panorama das campanhas salariais em curso no estado, entre as quais a dos comerciários, operários da construção civil, médicos e servidores federais, a reunião debateu os preparativos da CTB Bahia para a Marcha das Centrais, que ocorrerá no dia 6 de março em Brasília. A expectativa é participar com cerca de trezentas pessoas, somadas aos trabalhadores rurais do estado que já estarão na capital federal para o congresso da Contag. A convocação nas bases já começou e será intensificada após o Carnaval, tendo em vista uma nova reunião agendada para 22 de fevereiro.

Carnaval

Entre os informes locais, foi apresentada a agenda da CTB Bahia para o Carnaval. Para Adilson Araújo, "a iniciativa de participar se faz na necessidade de levar uma mensagem política à festa". Entre a programação estão a Lavagem do Beco das Quebranças, organizada pelos bancários, o Grito dos Comerciários, Bloco do Trabalhador, Camarorte Universitário, promovido pela Assufba, e a tradicional Mudança do Garcia, que, mais uma vez, será palco de protestos e muita irreverência.

Fonte: CTB