Debate defende maior aproximação entre Mercosul e União Europeia

Os principais aspectos das relações entre o Brasil e a União Europeia (UE) foram debatidos nesta terça-feira (20), no 3o Ciclo de Debates “Diálogos Brasil no Mundo”, promovido pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. O evento também discutiu as relações birregionais Mercosul – União Europeia.

Para a presidente da comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), “o Mercosul mantém uma agenda intensa de contatos e negociações comerciais com a União Europeia, e o Parlamento deve participar e acompanhar a evolução dessas relações e desses acordos”.

Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, defendeu o fortalecimento das relações entre os dois blocos econômicos e destacou que o Brasil detém mais de 40% dos investimentos da União Europeia na América Latina e é um dos dez parceiros estratégicos daquele bloco econômico.

Ela afirmou que a próxima cúpula União Europeia – Mercosul a realizar-se em janeiro de 2013, em Santiago do Chile, será a oportunidade para fortalecer o diálogo estratégico entre os dois blocos. “Dentre os integrantes dos BRICs é com o Brasil que a União Europeia tem mais em comum. A UE tem dez parceiros estratégicos e o Brasil é um deles”, explicou.

A diplomata avalia que a crise econômica não afetou as relações comerciais entre a União Europeia e o Mercosul. “Estamos convencidos que o comércio e o investimento podem ainda multiplicar-se. Temos muito a ganhar”, destacou.

Representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, Felix Dane afirmou que a crise na UE será superada com mais integração. E defendeu o fortalecimento dessa integração entre o Brasil e União Europeia. Na avaliação de Felix Dane, o Mercosul é o bloco mais importante para a União Europeia.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Com. Rel. Exteriores