Juliano Roso: “Tivemos uma vitória política e eleitoral”

O PCdoB de Passo Fundo obteve no pleito de 2012 importante vitória com a eleição de Juliano Roso como vice-prefeito na chapa encabeçada por Luciano Azevedo (PPS) e de Alex Necker e Renato Orlando Tiecher como vereadores. Resultado que superou a meta estabelecida pela direção comunista no inicio do ano.

Juliano roso - NILSON PELC

“Quando saímos do bloco do atual prefeito para compor uma chapa alternativa nos classificaram como um partido que seria extinto aqui na cidade, não elegeria nenhum vereador, não teria mais canais políticos. Acabamos tendo uma vitória política e eleitoral”, afirmou Roso.

Em seu primeiro pronunciamento como vice-prefeito, ele destacou que a campanha foi difícil, com três candidaturas competitivas, mas que a representação do novo e de mudança foi fundamental para a vitória. "Nós conseguimos com esforço nosso, da nossa militância e dos nossos apoiadores, capitalizar o sentimento de mudança da população e o resultado veio nas urnas”, afirmou em seu discurso, enquanto era saudado pelos presentes.

No comando da transição, Roso afirmou que seu partido pretende fazer um governo de transformação da realidade social de Passo Fundo. “O PCdoB vai continuar tendo o mesmo papel, vai ajudar muito o governo, não só como vice-prefeito, mas também com os vereadores da bancada do PCdoB eleitos. Além disso, nós vamos ajudar, através da nossa relação com o governo Tarso Genro no Estado, além de fazer a ponte com o governo federal”. O PCdoB assumirá três espaços no primeiro escalão: as secretarias de Desporto e Cultura, com a indicação do professor José Ernani de Almeida; de Meio Ambiente, com Enilson Gonçalves; e da Saúde, com Luiz Artur Rosa Filho.

Juliano deixou implícitas críticas à administração atual e considerou que a vitória foi também “sobre a máquina pública”. “Vencemos jogando limpo, sempre olhando no olho das pessoas, sempre fazendo a nossa campanha de forma serena e tranquila, contra os boatos, contra as mentiras, contra tudo que faziam contra nós no dia a dia”. O vice-prefeito eleito afirma o PCdoB foi um dos grandes vitoriosos nessa eleição e a luz irá aprofundar a estruturação do partido no município.

– Nós precisamos é enraizar mais o partido na cidade. Criar mais vínculos com as massas, com o povo da cidade, ampliar nossa atuação na área sindical – que ainda é muito incipiente – e na comunitária, onde nossa participação ainda é fraca. Consolidar nossa presença junto a intelectualidade e no movimento estudantil, que é a nossa raiz e lastro de atuação em Passo Fundo.

Para o Vermelho,
Barbara Paiva e Wagner Pacheco