Universitários promovem atividades na Semana da Consciência Negra

Diversas universidades promovem eventos por ocasião da Semana da Consciência Negra. Confira alguns deles selecionados pelo site da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003,o dia 20 de novembro passou a ser nacionalmente conhecido como o Dia da Consciência Negra. Tal data foi escolhida para homenagear um personagem histórico, Zumbi dos Palmares, homem que representou a luta do negro contra a escravidão.

Neste dia de comemorações, muitas universidades se inspiraram em Zumbi para criar atividades que fortaleçam o papel e as raízes da população negra. Confira as dicas e participe!

EDUFBA homenageia o mês da Consciência Negra

Para homenagear os negros e todos aqueles que se dedicam a estudar a sua cultura, todos os livros sobre o tema, lançados pela EDUFBA, estarão com 20% de desconto na Livraria EDUFBA do Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO). A promoção irá até o dia 30 de novembro. A EDUFBA conta com vários títulos sobre o tema, como O negro na Bahia: um ensaio clássico sobre a escravidão, de Luiz Vianna Filho e O negro encena a Bahia de Luna Nery.

Quando?12 a 30 de novembro
Onde?Livraria EDUFBA do Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO)

1º Mês da Consciência Negra na UFSC

Neste 1º Mês da Consciência Negra na UFSC, várias ações integradas ocorrem na comunidade universitária. Serão realizados planejamentos, ações, reflexões sobre questões que envolvem toda a comunidade universitária e a sociedade.

Mais informações: http://noticias.ufsc.br/files/2012/11/Exposicao.pdf

V Fórum Consciência Negra da UFRRJ

Tema: Impacto Social das Cotas Étnico-Raciais
Quando? Dia 22 de novembro
Onde? Salão Azul do Prédio Central (P1), campus Seropédica

Programação e inscrição grátis em: http://www.ufrrj.br/lapsiafro/forum2012

Casa do Lago comemora mês da consciência negra na Unicamp

O Espaço Cultural Casa do Lago, órgão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), promove, uma série de atividades para comemorar o mês da consciência negra. Todas as atividades (mesas-redondas, debates, apresentações culturais, etc.) ocorrem no Espaço Cultural e no Pavilhão do Ciclo Básico 2. Contam com a contribuição de pesquisadores, militantes e artistas, que lutam pela superação do racismo. O objetivo do evento denominado “Mês da Consciência Negra: Quem tem cor age!” é debater, em 17 dias, questões urgentes para o povo negro articulando a comunidade acadêmica com os movimentos sociais.

Quando? Até 29/11
Mais informações: casadolago@reitoria.unicamp.br ou telefone (19) 3521-7017

Oficina de gastronomia e penteado afro na Unijorge

A Unijorge promove a Semana da Consciência Negra, para marcar o período próximo ao Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro. Na programação, estão previstas duas exposições fotográficas, oficina de gastronomia, maquiagem para peles negras e penteado afro. Evento somente para alunos da instituição.

Quando? Até 21/11
Mais informações: http://www.unijorge.edu.br/noticia_exibir.asp?cod=1050

Palestra ‘Quilombos ontem e hoje’ na Feevale

O Curso de História da Feevale, por meio dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, promove a Semana da Consciência Negra. As atividades, coordenadas pelas professoras Márcia Blanco Cardoso e Inês Reichert, são gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição.

Quando? 21/11
Onde? Campus I, Salão de Atos.

Fonte: Site da UNE