Olinda celebra a Semana da Consciência Negra

 A Prefeitura de Olinda prepara Semana da Consciência Negra com diversas atividades para marcar o dia 20 de novembro. Quilombos, terreiros, música, religião, culinária, saúde, educação e direitos humanos estarão na pauta.

Marcha da Consciência Negra (25/11)

Para o dia 25/11, uma programação extensa toma conta das ruas de Olinda, começando com a Marcha da Consciência Negra, com concentração marcada para às 16h no Pátio da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso, com a participação de grupos culturais, juventude negra, entidades ligadas ao Movimento Negro, povo de terreiro, babalorixás e yalorixás. Aproveitando o ensejo, também será realizado um Ato Religioso com a participação dos seguinte grupos; Dança Raízes do Jiriquití, Maracatu Nação Porto Rico, Maracatu Nação Rosa Vermelha, Maracatu Encanto da Alegria e o Maracatu Maracambuco.

Festival de Música Cena Brasil (24 e 25/11)

Às 20h e 18h, respectivamente, começa o festival de música Cena Brasil, com a participação de diversos grupos levando a temática afro para o palco armado na Praça do Fortim do Queijo, em Olinda. Várias atrações irão animar o evento, entre elas estarão: o grupo Folclórico Bacamarteiro Mandacarú, Zé Lamúria, Ylé de Egbá, N’Zambi, Isaar, Xocó, etc.

Cena Brasil movimenta o final de semana em Olinda

Festival Gastronômico e Feira Social (24 e 25/11)

Um espaço destinado ao comércio de artesanato da Rede de Mulheres Produtoras e a gastronomia afro, decorado com elementos dos terreiros, será montado na Praça do Fortim do Queijo durante dois dias, a partir das 17h. Serão vendidos pratos típicos oferecidos nos templos de Candomblé a preços populares. O público poderá degustar as iguarias preparadas em reverência aos orixás, como vatapá, acarajé, feijoada, bobó de camarão, xinxim de galinha, mungunzá, beguiri, caruru, angu salgado, ipeté, entre outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Olinda.