STF empossa novos presidente e vice-presidente

Tomam posse, na tarde desta quinta-feira (22), os novos presidente e vice-presidente Supremo Tribunal Federal (STF), ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski. A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional, pelo músico Hamilton de Holanda. Na sequência, o ministro Joaquim Barbosa lê e assina o compromisso e o termo de posse.

STF empossa novos presidente e vice-presidente - STF

O novo presidente é declarado empossado pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello. A seguir, o presidente Joaquim Barbosa dá posse ao vice-presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski.

A cerimônia de posse do ministro Joaquim Barbosa será especialmente peculiar porque ele já se encontra no exercício do cargo, desde a aposentadoria do ministro Ayres Britto. Dessa forma, não haverá o discurso de despedida de seu antecessor no dia da posse, como tradicionalmente ocorre.

A convite do ministro Joaquim Barbosa, o discurso de saudação aos novos presidente e vice-presidente do STF será feito pelo ministro Luiz Fux. Também discursam na solenidade o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que fala em nome do Ministério Público, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, que fará seu pronunciamento em nome da Advocacia.

O discurso do novo presidente fecha a solenidade, para a qual foram convidados cerca de duas mil pessoas, incluindo a presidenta da República, Dilma Rousseff, e os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Aos 58 anos de idade, o ministro Joaquim Barbosa chega ao mais elevado posto da Justiça brasileira, para ser o 55º presidente da Suprema Corte desde o Império e o 44º a partir da proclamação da República. Natural de Paracatu e nono mineiro na Presidência do STF, Joaquim Barbosa é o primeiro ministro negro a tomar posse na presidência da Corte.

Da Redação em Brasília