Morre medalhista olímpico Nelson Prudêncio no interior de SP

Um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, o medalhista olímpico Nelson Prudêncio morreu por volta da 0h30 desta sexta-feira (23), em São Carlos, que fica a 232 km da capital paulista. Ele tinha câncer de pulmão.


Foto: Reprodução/ EPTV

Aos 68 anos, Prudêncio, que era fumante, entrou em estado de coma irreversível na manhã de terça-feira (20). Segundo a família, a doença foi descoberta há cerca de um mês

O ex-atleta do salto triplo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Casa de Saúde da cidade desde o último dia 13 para a realização de uma biópsia (exame de diagnóstico e caraterização de tumores malignos).

Sua filha, Christiana Andréa Vianna Prudêncio, 38, conta que o pai sofreu complicações por conta do procedimento. Seu estado de saúde piorou e, na terça-feira, foi removido para a UTI.

Prudêncio, viveu grande parte de sua vida no interior paulista. Nascido em Lins (431 km de SP), cresceu em Jundiaí e foi para São Carlos estudar educação física. Lá se formou em 1971 e passou a morar até final de sua vida.

Fez mestrado em educação física na Universidade de São Paulo (USP) e doutorado na mesma área na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com os títulos acadêmicos –algo raro para esportistas em geral–, tornou-se em 1974 professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde atuava no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e era responsável pelas disciplinas Fundamentos das Atividades Atléticas e Teorias do Treinamento no Esporte.

Com Folha de S. Paulo