Confira dicas para a primeira fase da Fuvest 2013

A Fuvest 2013 realiza, neste domingo (25), a primeira fase do vestibular que selecionará candidatos para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Para se sair bem, eis algumas dicas úteis.

A partir das 11h deste sábado (24), foram afixadas, nos locais das provas, as listas com os nomes de todos os candidatos que farão prova naqueles endereços. A divulgação dos candidatos aprovados na primeira fase será realizada no dia 17 de novembro. Entre os dias 6 e 8 de janeiro, serão realizadas as provas de habilidades específicas. No dia 2 de fevereiro, serão divulgados os convocados para 1ª chamada de aprovados.

Para essa primeira fase, a lista unificada de livros que serão exigidos no exame é composta pelos seguintes títulos: “Viagens na minha terra” (Almeida Garrett), “Til” (José de Alencar), “Memórias de um sargento de milícias” (Manuel Antônio de Almeida), “Memórias póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis), “O cortiço” (Aluísio Azevedo), “A cidade e as serras” (Eça de Queirós), “Vidas secas” (Graciliano Ramos), “Capitães da areia” (Jorge Amado) e “Sentimento do mundo” (Carlos Drummond de Andrade).

A prova será composta por 90 questões, das seguintes disciplinas: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês. Algumas questões serão interdisciplinares. As questões serão do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta.

Horários

– Os portões serão abertos às 12h30, horário recomendado para a chegada dos candidatos.

– O início da prova ocorrerá às 13h. Não será admitida a entrada de candidatos atrasados.

– A duração total da prova é de 5 horas.

– A Fuvest divulgará o gabarito da prova às 19h30 deste domingo, 25 de novembro.

Locais

– Os exames serão realizados em 65 locais na Grande São Paulo e 59 no interior do Estado, totalizando 124 endereços.

– Os candidatos podem pesquisar o local do exame no site da Fuvest. Basta digitar o nome, o CPF ou o número de inscrição .

– Os candidatos ao Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências deverão consultar no site da Fuvest os locais das provas.

Concorrência

Foram inscritos 159.609 candidatos para disputar 11.082 vagas. Destas vagas, 10.982 são para a USP e outras 100 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O curso mais concorrido é o de Medicina . No total, 15.517 estudantes se inscreveram para concorrer às 275 vagas, o que gera um índice de 56,43 candidatos por vaga. Em seguida, vem o curso de Engenharia Civil de São Carlos, com 3.191 candidatos disputando 60 vagas. Em números absoltutos, o curso de Medicina também registrou a maior procura: foram 15.517 inscritos. Entre os candidatos inscritos no vestibular, 21.515, ou 13,5% do total, são treineiros.

O que levar?

– Documento original de identidade (com foto).

– Caneta esferográfica (tinta azul ou preta).

– Lápis nº 2.

– Borracha.

– Água e alimentos leves.

O que não levar?

– Aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação.

– Os celulares, se forem levados aos locais de exame, deverão ficar desligados e guardados em envelope fornecido pela FUVEST, sendo depositados sobre o piso da sala, ao lado da carteira do candidato, durante o exame.

Com IG