Fórum de São Paulo demanda liberdade dos antiterroristas cubanos 

O Fórum de São Paulo de partidos progressistas da América Latina demandou nesta segunda-feira (26) a liberdade imediata dos cinco antiterroristas cubanos presos há mais de 14 anos nos Estados Unidos.


 

O pronunciamento foi expresso em reunião organizada pela Secretaria Andino-Amazônica e exige ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “que use todos os recursos pertinentes para liberação dos cubanos e que possam voltar a sua Pátria Cubana”.

Planeja realizar todas as ações de solidariedade necessárias “para conseguir somar nossas vozes” pela liberdade dos Cinco e divulgar a injusta situação que atravessam. De acordo com o pronunciamento a solicitação será apresentada para o governo dos Estados Unidos, através das chancelarias latino-americanas e ratifica sua solidariedade a Cuba e suas metas de construção socialista. 

Também destaca que os antiterroristas Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e René González (este último em liberdade supervisionada nos Estados Unidos) mantém uma atitude exemplo desde que foram apressados em 1998, quando monitoravam a atividade de grupos anticubanos radicados na Florida. “Suportaram com dignidade e valentia estes anos de luta por sua liberdade, mostrando para o mundo que quando a causa é fundada em princípios e dignidade humana, e se luta pela plena liberdade, não há prisão que acabe com suas convicções libertarias e de defesa patriótica de sua Pátria Socialista”. 

Fonte: Prensa Latina