UBM e FDIM participam de painel do Fórum Social Palestina Livre

A partir desta quarta-feira (28) começa em Porto Alegre (RS) o Fórum Social Mundial Palestina Livre. A iniciativa é de movimentos sociais e entidades árabes palestinas de várias regiões do planeta. Diversas atividades vão acontecer até o dia 1º, último dia do evento, A União Brasileira de Mulheres (UBM) participa do painel “A luta de resistência das mulheres palestinas”, na quarta-feira (29), das 14h às 16h.

A atividade acontecerá no Salão de Festas da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também participa a Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM).

O encontro, que tem como objetivo "consolidar e fortalecer o movimento de solidariedade internacional para os direitos palestinianos”, acontece em um momento histórico para a Palestina. Cumprem-se 65 anos da decisão da Assembleia-geral das Nações Unidas sobre a partição da Palestina, 45 anos do início da ocupação militar Israelita da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Leste, a Faixa de Gaza e os Montes Golã e 10 anos do início da construção do Muro Ilegal que divide a Cisjordânia e circunda cidades e vilas palestinianas.

Estão confirmadas delegações de 36 países dos cinco continentes para participar do Fórum, que prevê realizar em sua programação conferências, 158 atividades autogestionadas, uma marcha de solidariedade à palestina, atividades culturais e uma grande Assembleia dos Movimentos Sociais.

Entre os palestrantes, expositores e debatedores estão ativistas do movimento de solidariedade mundial, intelectuais, lideranças de movimentos sociais e artistas. Ronnie Kasrils, político sul-africano é um dos participantes destacados pela organização do Fórum. Kasrils é considerado ‘um dos oradores mais eloquentes sobre o apartheid israelense desde uma perspectiva sul-africana. Também está confirmada a presença de Angela Davis, ativista envolvida na busca por justiça social nos Estados Unidos; e dos artistas palestinos Marcel Khalife e DAM Hiphop.

No marco deste evento, que deve acolher mais de três mil participantes em Porto Alegre, também acontecerá em Porto Alegre o Fórum Parlamentar Mundial Palestina Livre, que terá a participação de deputados da Câmara Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul com a intenção de aproveitar a oportunidade para debater, trocar ideias e experiências, e planejar iniciativas e estratégias parlamentares que possam colaborar para a solução da problemática palestina.

Para mais informações, inscrição de participante ou imprensa e a programação, acesse: http://fpmpalestinalivre.blogspot.com.br/ ou www.wsfpalestine.net.

Com agências e UBM