Alba repudia a inclusão de Cuba na lista de países terroristas

A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) repudiou nesta quarta-feira (28) a inclusão de Cuba na lista estadunidense de países que patrocinam o terrorismo. O bloco regional enfatizou que o único motivo dos Estados Unidos é justificar o bloqueio econômico, comercial e financeiro contra a ilha caribenha.

O bloco enfatizou que este procedimento constitui “um mecanismo ilegítimo que não conta com o apoio internacional” e que “tem sido condenado em vários fóruns”, incluindo o Movimento de Países Não Alinhados (MNA) e recentemente pela Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Cepal). 

A Alba, formada por 11 países da região, exigiu a imediata exclusão de Cuba da lista que qualificou de arbitrária e unilateral.

O Departamento do Estado dos Estados Unidos incluiu novamente Cuba em sua lista de países que patrocinam o terrorismo, porque supostamente a ilha refugiou um grupo de fugitivos da justiça estadunidense e membros de organizações subversivas.

Em seu informe anual onde destaca os Estados que não podem receber ajuda de Washington nem ter relações comerciais ou financeiras com os Estados Unidos, Cuba está junto a países como Irã, Síria e Sudão. A ilha está na lista desde 1982.

Venezuela também foi incluída pela sexta vez consecutiva na lista por “não cooperar” com Washington em seus “esforços” contra o terrorismo. Fazer parte desta lista implica uma serie de sanções dos EUA.

Com TeleSur