Mulheres do DF mobilizadas no Dia Mundial de Luta contra a Aids 

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, que acontece nesse sábado – 1º de dezembro – será comemorado no Distrito Federal com o lançamento da campanha “Não fique na dúvida, fique sabendo” que incentiva o diagnóstico precoce do HIV e das hepatites virais. Caminhada, enquete sobre o uso da camisinha feminina e teste rápido estão entre as ações que serão realizadas no quiosque do Atleta do Parque da Cidade, das 9 horas ao meio dia.

Ao divulgar a campanha, o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, disse que o diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: “o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o/a paciente saiba que está infectado(a), isso permite um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor”.

Junto com a enquete da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-DF) e a testagem rápida, a comunidade feminina do Distrito Federal, entre elas as soropositivas, as jovens, as gestantes, as esportistas e as da terceira idade farão uma caminhada de um quilômetro dentro do Parque da Cidade para registrar o apoio e o incentivo à campanha lançada pelo Ministério da Saúde neste dia Mundial de Luta contra a Aids.

De acordo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado no último dia 20 de novembro, entre as 27 capitais, Brasília aparece como a 25ª colocada, com incidência de 19,5 portadores do vírus HIV em cada 100 mil habitantes. Dos 530 mil portadores em nível nacional, a prevalência do HIV é maior em homens com idade entre 15 a 49 anos, sendo que a proporção é de 15 homens para cada 10 mulheres infectadas.

O estudo tem como base o ano de 2010 e mostra ainda o aumento da cobertura do teste entre as gestantes, que em 2006 era de 60% e em 2010 chegou a 80%. Apesar de as mulheres serem infectadas em menor proporção ao se cuidarem melhor ao fazerem sexo protegido e realizarem o teste durante o pré-natal, mesmo assim 13 mil novos casos são registrados ao ano.

Para reforço da proteção entre as mulheres, o Ministério da Saúde adquiriu 20 milhões de preservativos femininos e a Secretaria de Estado da Mulher, com a preocupação de contribuir para a diminuição dos casos no Distrito Federal, realizará uma enquete para medir o grau de conhecimento e satisfação da camisinha feminina neste 1º de dezembro.

Uma equipe com 10 servidoras aplicará um questionário com 180 mulheres, usuárias ou não, que ganharão um preservativo e ainda terão a oportunidade de fazer o teste rápido na unidade móvel instalada ao lado do Quiosque do Atleta do Parque da Cidade.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher, a Secretaria de Saúde do DF, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o Ministério da Saúde e a Embaixada dos Estados Unidos.

Da Redação em Brasília