Assembleia Legislativa da Bahia homenageia Amazonas e Grabois

A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) inseriu na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na última quinta-feira (29), uma moção de congratulações ao centenário dos dirigentes do Partido Comunista João Amazonas (1912-2002) e Maurício Grabois (1912-1973). Abaixo, o pronunciamento da comunista, durante a sessão na AL-BA, na íntegra.

“Moção de congratulações pelo centenário de nascimento de João Amazonas e Maurício Grabois

Deputada Kelly Magalhães – PCdoB (Sala das Sessões, 29 de novembro de 2012)

Tenho a honra de ser deputada estadual do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, mesmo partido a que pertenceram, defenderam, construíram e deram suas vidas João Amazonas, que foi seu presidente, e Maurício Grabois, dirigente da Guerrilha do Araguaia e morto pela repressão, travando a luta contra a ditadura militar nas selvas do norte do Brasil.

Sobre essas duas emblemáticas figuras, filhos do povo, lutadores incansáveis pelo socialismo, escreveu o nosso atual presidente do partido, Renato Rabelo: ‘Ambos, Amazonas e Grabois, foram cruciais em momentos difíceis de luta pela democracia e tiveram papel preponderante, por exemplo, na reorganização do partido em 1962 e na Guerrilha do Araguaia, principal movimento de oposição armada à ditadura militar do qual Grabois foi comandante. Nas matas do Sul do Pará, Grabois foi morto lutando pela libertação do país.’

‘Amazonas foi o eminente dirigente do PCdoB, um dos mais importantes ideólogos da causa revolucionária em nosso país, destacado batalhador da aplicação da teoria marxista à realidade própria do Brasil’, assinalou Renato Rabelo.

Em nome de todos os baianos, saúdo os vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula, autores da solicitação para a realização desta Sessão Solene, bem como o Presidente desta Casa Legislativa, vereador José Police Neto e os demais Edis, que em nome de todos os brasileiros prestam esta justa homenagem a quem tanto fez para que agora estejamos colhendo os frutos de suas lutas. Amazonas e Grabois vivem.

Dê-se conhecimento desta Moção à Câmara Municipal de São Paulo, ao Comitê Central do Partido Comunista do Brasil em São Paulo, ao Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil, da Bahia, e à Liderança do Partido na Câmara dos Deputados em Brasília.”