Jamil: "Homenagear Amazonas e Grabois é continuar as lutas" 

Nesta quinta-feira (29), ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo, às 19 horas, Sessão Solene em homenagem ao centenário de nascimento dos dois líderes históricos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), João Amazonas e Maurício Grabois.O evento – realizado em parceria com a Fundação Maurício Grabois – é uma proposta dos vereadores comunistas Jamil Murad e Netinho de Paula.

Por Érika Ceconi, na Rádio Vermelho

“Esses dois comunistas [Amazonas e Grabois] são exemplos de revolucionários”, declarou Jamil Murad em entrevista exclusiva para o programa “Canal Aberto”. Ele contou a trajetória dos líderes na busca pela democracia, pela soberania do país e na luta pelo socialismo. “Os dois estiveram de mãos dadas na reconstrução do Partido, na Conferência da Mantiqueira em 1943, tiveram um papel destacado na Constituinte de 1946, organizaram a resistência armada contra o regime militar”, citou. 

Ouça também:
Bertolino:"Grabois teve um papel fundamental para o PCdoB"
Augusto Buonicore:"Nada se conquistou neste país sem luta"

Murad lembrou que eles tiveram um papel fundamental na queda da ditadura no país com o heroísmo dos guerrilheiros do Araguaia comandados pelos líderes comunistas. “Homenagear os cem anos do nascimento de João Amazonas e de Maurício Grabois é dar continuidade as essas lutas que eles travaram durante o século 20.” O vereador também destacou que muitas das lutas que eles empreenderam deram resultado e citou como exemplo a eleição de Lula e Dilma.

Na ocasião também haverá coquetel de lançamento dos livros Meu verbo é lutar – a vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore; Maurício Grabois – uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino; Vidas, veredas: paixão – memórias da saga comunista, de Luiz Manfredini, e PCdoB: 90 anos de luta em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo.

Ouça a íntegra da entrevista: