Festival de teatro de rua mobiliza Aracati

Neste começo de férias, a cidade histórica se transforma na capital nacional do teatro de rua. O VIII Festmar reúne grupos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amapá, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Na abertura da alta estação turística no Ceará, dos dias 05 a 08 de dezembro, a cidade histórica de Aracati, vai se transformar na capital nacional do teatro de rua e das artes populares. Durante esse período, será realizada a oitava edição do Festival Nacional de Teatro de Rua do Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular (FESTMAR).

Surgido em 1999, a partir de uma ideia do Professor Tinoco Luna, o Festival é uma realização do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), tendo como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem, que completou 27 anos de atividades ininterruptas em 2012.

O VIII Festimar, opção de diversão para esse início de férias no litoral cearense, terá como palco as ruas e monumentos do patrimônio histórico nacional de Aracati e apresentará 23 espetáculos teatrais ao ar livre, todos de caráter humorístico e de cunho educativo. O evento tem o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), com coordenação executiva de Teobaldo Silva e direção artística de Xico Izidório.

Programação

Grupos participantes

Fonte: Projeto Aracupira