Vídeo registra marcha do FSM por uma Palestina livre

No final de um dia intenso de atividades do Fórum Social Mundial Palestina Livre, os militantes das diversas organizações que realizaram o encontro tomaram o centro de Porto Alegre para mostrar nas ruas a solidariedade internacional com a causa palestina. Mais de 6.000 pessoas em marcha, entoando gritos de ordem, empunhando bandeiras dos diversos movimentos e levando faixas com frases em defesa do povo palestino. Confira o vídeo.

Vários representantes de sindicatos, estudantes, mulheres, camponeses, organizações religiosas expressaram sua solidariedade antes, durante e após a marcha. Também se expressaram vários palestinos e palestinas, denunciando a ocupação de Israel e agradecendo as demonstrações de solidariedade que estão surgindo durante o FSM Palestina Livre.

Algumas das reivindicações feitas durante a marcha foram: o retorno dos sete milhões de palestinos que estão refugiados nos países da região e na diáspora; a libertação dos presos políticos palestinos; expandir o boicote a Israel; denunciar que Israel através de sua ocupação está violando o Acordo de Genebra.

Durante as falas do fim da marcha, foi anunciado que as Nações Unidas acabavam de aprovar o ingresso da Palestina à organização, como Estado observador não membro, o que permitirá à Palestina fazer denúncias a organizações e tratados internacionais como o Tribunal Penal Internacional (TPI) ou a Quarta Convenção de Genebra sobre a Proteção dos Direitos Civis. A decisão foi festejada, mesmo assim representantes de diversas entidades palestinas reafirmaram que seu objetivo é continuar lutando pelo fim da ocupação israelense do território palestino por outras vias (como este Fórum) já que como afirmou o membro de Al Fatah, Nabil Shaath, na conferência central realizada pela manhã: “tudo o que é negociado com Israel, eles não cumprem”.

Fonte: Coletivo Catarse