Brasília, primeiro lugar em qualidade de vida

“Brasília é o lugar”. Pelo menos de acordo com três pesquisas de instituições renomadas, divulgadas nesta terça-feira. Os rankings classificaram a capital como a primeira cidade brasileira em desempenho econômico, índice de desenvolvimento social mais alto e maior qualidade de vida.

Brasília ocupa a 102ª posição como a cidade com a melhor qualidade de vida mundial, segundo a Pesquisa de Qualidade de Vida 2012 da Mercer. A pesquisa abrange 221 cidades, classificadas em comparação a Nova Iorque . No Brasil, além de Brasília, foram avaliadas o Rio de Janeiro (112ª) e São Paulo (115ª). Na classificação que identifica separadamente as cidades com a melhor infraestrutura, Brasília ficou na 101ª posição, atrás do Rio de Janeiro (98ª) e à frente de São Paulo (116ª).

Desenvolvimento social

O Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), lançado nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas, apontou o Distrito Federal, representado apenas por Brasília, como a unidade federativa com maior índice de desenvolvimento social. O indicador foi calculado para todos os 5.565 municípios existentes do país em 2010. Brasília atingiu um ISDM de 5,71, numa escala que varia de 0 a 10. São Paulo também teve nota 5,71, mas ficou em segundo lugar devido a variáveis inferiores.

A capital do país ocupa a primeira posição no Índice de Desempenho Econômico, no relatório produzido pelo Global Cities Initiative sobre as 13 maiores metrópoles do Brasil, também divulgado hoje. A pesquisa é elaborada com dados que combinam crescimento do emprego e variação do Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 2012. Os dados revelaram que a capital possui 1,8 milhão de pessoas empregadas – o dobro do que tinha em 1990, e apresentou a segunda maior taxa de crescimento no ano passado (2,6%) entre as regiões pesquisadas.