Festas e shows na Esplanada serão reguladas

A partir de 2013, o uso indiscriminado do canteiro central ao longo do Eixo Monumental para eventos terá novas normas.

Em meio à celebração dos 25 anos do título de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), as inúmeras festas no principal cartão-postal da cidade serão severamente regradas.
A decisão é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que atualmente é um dos órgãos que regulam as festas na Esplanada dos Ministérios.

Com a nova portaria, o espaço cívico ficará restrito a acontecimentos tradicionais em Brasília, as chamadas festas cívicas: o aniversário da cidade, o Dia da Independência, o Natal e o ano-novo. Fora esses eventos, os dema is poderão ocupar espaços menos centrais da região.O Iphan não vai aceitar qualquer instalação provisória ou precária. Isso destrói o gramado, suja, tem um alto custo e fica aviltando o uso cívico. Afeta visualmente, com funções não previstas para a área. Se a gente deixar, vão fazer toda semana. Vão transformar isso num grande acampamento no lugar do espaço nobre, de uso popular, que temos%u201D, avisa o superintendente do órgão, José Leme Galvão.