Reunião de premiês define êxitos da Organização de Xangai

Começou na quarta-feira (4) em Bishkek, capital do Quirguistão, a 11ª reunião dos primeiros-ministros dos países membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). O premiê chinês, Wen Jiabao, esteve no encontro. Os líderes dos países observadores, como a Mongólia, Paquistão, Irã, Índia e Afeganistão, foram convidados também a comparecer ao evento.

Na ocasião, Wen Jiabao fez um resumo sobre os êxitos obtidos pela organização, desde a sua fundação, além de apresentar propostas para a cooperação a longo prazo, materializando os consensos alcançados na cúpula de Pequim.

Esta edição da reunião deve aprovar uma lista de medidas concretas a serem tomadas entre 2012 e 2016, para promover os projetos de cooperação entre membros da OCX. Os participantes vão assinar também um memorando de colaboração na área da propriedade intelectual.

China tem projetos

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao falou dos êxitos da cooperação, alcançados desde a fundação desta entidade. Apresentou também as parcerias previstas a longo prazo.

Segundo Wen Jiabao, a China está disposta a reforçar a cooperação com os países-membros. O país quer concretizar a promessa feita em junho e conceder empréstimos num valor total de US$ 10 bilhões.

A criação de um fundo específico para a cooperação econômica e tecnológica da região e a promoção do estabelecimento de um banco de desenvolvimento da OCX são também alguns dos objetivos.

De forma a reforçar a proteção do ambiente será estabelecido um Centro de Cooperação de Proteção Ambiental China-OCX. Além disso, a China vai cooperar com os membros da OCX no combate contra as drogas e a criminalidade.

Os estados-membros da SCO elogiaram as iniciativas de Wen Jiabao e sublinharam que os países devem reforçar a cooperação.

Fonte: Rádio Internacional da China