Corpo de Niemeyer chega a Brasília para velório no Planalto 

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer deixou o Rio de Janeiro no avião presidencial nesta quinta-feira (6), às 13 horas, e tem pouso previsto na Base Aérea de Brasília para as 14h20m, quando segue em cortejo pelo Eixo Rodoviário até o Palácio do Planalto. Às 15 horas, a presidenta Dilma Rousseff prestou sua última homenagem ao arquiteto. O velório no Palácio do Planalto será aberto ao público às 16 horas e encerrado às 20 horas.

Corpo de Niemeyer chega a Brasília para velório no Planalto - Agência Brasil

O ataúde subirá a rampa do Palácio, onde estarão perfilados os Dragões da Independência, unidade do Exército brasileiro que faz a guarda de honra do Palácio. Às 16 horas, o velório será aberto ao público. Às 20 horas, o caixão será fechado, seguindo para o Rio de Janeiro, onde o corpo será enterrado nesta sexta-feira (7), no cemitério de São João Batista.

Leia também: Oscar Niemeyer morre aos 104 anos

O Palácio do Planalto informou que assim que soube da morte do arquiteto Oscar Niemeyer, a presidenta Dilma Rousseff ligou para a viúva, Dona Vera, para prestar condolências e oferecer a sede do governo federal para o velório.

Participaram do velório a presidenta Dilma Rousseff e diversas autoridades, entre elas o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que, em artigo publicado no Portal Vermelho, destacou a genialidade de Niemeyer e sua luta por um mundo novo.

No Rio de Janeiro

Durou 20 minutos a missa de corpo presente do arquiteto Oscar Niemeyer, na capela do Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. A missa foi celebrada na manhã de hoje (6) pelos padres Jorjão, da Igreja Nossa Senhora da Paz, e Omar Raposo, da Paróquia Cristo Redentor, ambas na zona sul, e teve a presença apenas de parentes e amigos.

A neta do arquiteto, Ana Lúcia, disse que o avô, apesar de ateu, sempre pedia para que fosse celebrada uma missa quando algum conhecido ou parente morria.

O corpo do arquiteto foi levado para o Aeroporto Santos Dumont, escoltado pela Guarda Municipal. Após o velório no Palácio do Planalto até a noite, o corpo retorna ao Rio, para ser velado no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio.

O enterro está marcado para amanhã (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O horário ainda será definido.

Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto, que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dias 15.

Da Redação em Brasília

Matéria alterada às 15h31 para acréscimo de informações.