Rio terá ato em defesa da Lei de Meios da Argentina na sexta

Na contagem regressiva para o 7D na Argentina, a Rádio Vermelho entrevista Theófilo Rodrigues, do movimento de blogueiros do Rio e integrante da Fale Rio, que fazem parte dos conjunto de movimentos sociais do Rio de Janeiro, que articulam um Ato Público em Defesa da Lei de Meios da Argentina, nesta sexta-feira (7), data limite estabelecida pela Justiça daquele país para que entre em vigor a “Ley de Medios”, com medidas que ampliam e aperfeiçoam a democracia.

A Fale Rio é a entidade que representa o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) no estado fluminense. Para Theófilo Rodrigues, que também é diretor de Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), as mobilizações em apoio à lei são importantes para sinalizar ao governo brasileiro a necessidade de um novo marco regulatório da comunicação brasileira.

Diversas manifestações de apoio estão programadas para ocorrer neste dia. No Brasil, os movimentos se mobilizam pelas redes sociais. Também estão programados atos públicos em outras cidades brasileiras.

Abaixo, a convocatória feita aos movimentos sociais:

"No dia 7 de dezembro de 2012 todas as empresas Argentinas deverão se adequar ao marco regulatório criado pela Lei de Meios. Será uma data muito importante para todos que lutam pela democratização dos meios de comunicação.

Aqui no Brasil os movimentos sociais darão seu apoio para a Lei de Meios através de um ato político na frente do Consulado da Argentina, na Praia de Botafogo.

Todos que lutam pela liberdade de expressão estão convocados!"

Cobertura compartilhada

A editora de América Latina do Vermelho, Vanessa Silva, está na Argentina para acompanhar as mobilizações no país. Ela integra também a rede ComunicaSul Comunicação Colaborativa, que fará a cobertura jornalística de forma colaborativa.

Deborah Moreira
Da redação

Acompanhe a entrevista completa para a Rádio Vermelho: