Vítima de "voo da morte" é identificada no Uruguai

Restos humanos achados foram identificados como pertencentes à argentina Laura Gladys Romero, sequestrada em Buenos Aires em 1976, vítima dos macabros "voos da morte" da ditadura Argentina.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência informou nesta quinta-feira (6) que a vítima, nascida na Quiaca, Jujuy,  tinha então 20 anos. "Deduzimos com toda certeza que se trata de um voo da morte", disse a coordenadora da Secretaria de Direitos Humanos, Graciela Jorge, quem agregou que é a terceira pessoa identificada de sete cadáveres achados na costa do estado de Rocha.

O corpo, reconhecido por técnicos argentinos e uruguaios, mostrava "múltiplas fraturas e hematomas", explicou. Recentemente, foi reconhecido o corpo do chileno Nelson Valentín Cabello Pérez, também vítima em 1976 de um dos voos da morte, mediante os quais os militares argentinos lançavam seus opositores ao mar.

Cabello Pérez tinha 23 anos ao morrer e seu corpo foi achado em Rocha 20 dias após sua detenção em Buenos Aires, onde vivia. Foi detido junto a sua companheira, grávida e até hoje desaparecida, e seu cunhado.

Jorge afirmou que anteriormente foram identificados os restos de Horacio Abeledo e Roque Montenegro, ambos argentinos, que tinham aparecido na costa de Colônia, ao oeste, e tinham sido enterrados no cemitério da cidade.

Fonte: Prensa Latina