Deputado cobra retomada da exploração de petróleo na Bahia

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) solicitou à ministra de Relações Institucionais, Ildeli Salvatti, em reunião esta semana no Palácio do Planalto, agilidade na liberação dos contratos de exploração dos blocos terrestres arrematados na 8ª Rodada de Licitações da ANP (Agência Nacional de Petróleo), situados na região de Tucano, no semiárido baiano.

Durante a reunião, o deputado expressou a importância da atividade, para a retomada do desenvolvimento econômico da região. Para Daniel, a atividade provocará ainda um efeito positivo, em relação à seca, que atingiu fortemente a Bahia este ano. “Esta é uma das regiões mais atingidas pelo período de estiagem. A retomada da extração petrolífera proporcionará a criação de novos postos de trabalho e consequentemente, minimizará os efeitos da seca”, defendeu.

A suspensão da licitação por parte do governo federal ocorreu após descoberta do pré-sal. “Entendemos que a suspensão na época, foi necessária em função das definições do Marco Regulatório na nova província petrolífera. Feito isso, já é hora de retomar a atividade exploratória das bacias terrestres, especialmente nesta sofrida região”, justificou o parlamentar.

Segundo o deputado, a ministra Ildeli Salvatti foi muito sensível à solicitação e vai intermediar uma audiência com a presidenta Dilma, para tratar do assunto. A ministra também marcará uma audiência com o Ministério de Minas e Energia. As audiências foram pedidas em agosto passado, pelas bancadas do Nordeste e da Bahia.

A liberação da atividade de exploração das bacias terrestres impactará na economia de pelo menos 28 municípios, como Tucano, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas, entre outros.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Daniel Almeida