PCdoB quer mais espaço político na Bahia e no Brasil, diz Daniel

O presidente estadual do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, negou que houvesse iniciado alguma conversa com o governador Jaques Wagner sobre participação do partido na gestão do petista e na composição para 2014. O comunista declarou que estas costuras devem ganhar força apenas no segundo semestre.

PCdoB quer mais espaço político na Bahia e no Brasil, diz Daniel - Bocão News

"Seguramente, entre o meio do ano e setembro é que as conversas passam a ter um rumo. O PCdoB pleiteia a ampliação dos seus espaços políticos na Bahia e no Brasil, e vai colocar sua opinião no momento adequado”.

No Congresso Nacional, os deputados federais iniciam o ano Legislativo na segunda-feira (4) com a missão de votar o orçamento e decidir sobre os vetos presidências no projeto de distribuição dos royalties do pré-sal.

Antes, porém, devem eleger o presidente. Eduardo Henrique Alves (PMDB-RN) esteve em Salvador (BA) e conta com o apoio maciço da bancada baiana. Entre os parlamentares baianos que aderiram à campanha do peemedebista está o coordenador da bancada, Daniel Almeida.

Emendas parlamentares

Uma das “promessas” de campanha de Henrique Alves é a aplicação das “Emendas Impositivas”. Esta seria uma forma de garantir que os compromissos assumidos pelos deputados com a população de determinados municípios sejam cumpridos.

Para o comunista, esta proposta é fundamental. “Um os motivos que nos leva a apoiá-lo é o compromisso de transformar as emendas individuais em impositivas. Este problema com as emendas é muito grave. Porque você aprova, gera a expectativa da aplicação do recurso e na maioria das vezes não acontecem. São estas emendas que podem levar recursos da União para os municípios. Naquelas obras que não têm impacto nacional, mas que têm uma participação importante nas cidades”.

Em conversa com a reportagem do Bocão News, Almeida ressaltou que a despeito de não ter o Orçamento de 2013 aprovado, – geralmente a aprovação acontece no final do ano anterior – as emendas da bancada baiana estão garantidas. “Seguramente será o maior volume em relação aos anos anteriores. Isto já está acertado entre os deputados da bancada e o relator geral”.

Por volta do dia 14 de dezembro do ano passado, a bancada baiana havia apresentado 21 emendas ao orçamento de 2013, no valor total de R$1,410 bilhão. Almeida ressaltou que a maioria delas no sentido de garantir a mobilidade urbana na capital e o abastecimento de água nos municípios do interior que sofrem a pior seca dos últimos 30 anos.