Filme narra a ocupação do território Mapuche no Chile e Argentina

 O filme “Terra Adentro”, sobre as campanhas militares de ocupação do território Mapuche no final do século 19, estréia neste domingo (9), no Chile. 

Dirigido pelo argentino Ulisses de la Orden, o longa apresenta quatro histórias entrelaçadas sobre o holocausto do qual o povo Mapuche é vítima desde 1879 e que marca até hoje as relações entre seu povo com o Chile a Argentina.

Depois de mais de um ano em cartaz na Argentina, o filme chega ao Chile. Ele aborda a "Campanha do Deserto", na Argentina e a "Pacificação da Araucanía", no Chile, duas incursões militares de fins do século 19 que terminaram anexando administrativamente às nascentes nações ao até então território autônomo Mapuche, chamado Wallmapu.

Entre as histórias que narra, se destacam a de uma adolescente interessada em conhecer sobre sua origem, identidade e família e a de um historiador argentino que acha em arquivos uma série de antecedentes e documentos desconhecidos sobre essa problemática.

No Chile, os Mapuches são uma das etnias originárias mais importantes, tanto por seu peso social e demográfico como por seu forte sentido de identidade cultural, no entanto o país desenhou um plano para ocupar as terras Mapuches, implementado pelo Exército no chamado processo de Pacificação da Araucanía, até que a comunidade foi submetida militarmente em 1883.

Três anos depois, o Congresso criou a chamada Comissão Radicalizadora, que facilitou a ocupação ilegal de edifícios por parte de indivíduos, o que trouxe como consequência a redução do território indígena a apenas 500 mil hectares, área muito pequena em comparação com a original.

Desde meados da década de 1990, organizações e comunidades Mapuches enfrentam empresas agrícolas e florestais pela propriedade de terras que consideram de seus antepassados.

Veja o trailer do filme em espanhol:




Fonte: Prensa Latina