Parlamentares entregam documentos à Comissão Nacional da Verdade
A Comissão Parlamentar da Verdade da Câmara dos Deputados firmou nesta quarta-feira (5), acordo de trabalho colaborativo com a Comissão Nacional da Verdade e entregou documentos e depoimentos que recolheu durante seu funcionamento, desde o início da legislatura.
Publicado 07/12/2012 10:19
A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) defendeu que os relatórios da Comissão Nacional integrem os livros escolares, para que a juventude tenha conhecimento do que aconteceu na época da ditadura militar e que episódios como esse não se repitam.
O coordenador da Comissão Nacional, Cláudio Fonteles, afirmou que a busca pela verdade não é um trabalho isolado e que esse deve ser o compromisso de toda a sociedade brasileira. Para ele, o parlamento é o principal símbolo do mundo democrático e considerou que se deva criar uma rede nacional para a defesa permanente da democracia.
A Comissão Nacional da Verdade foi criada em 2011 e instalada dia 16 de maio deste ano com o objetivo de apurar as violações aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura civil-militar.
Da Redação em Brasília