CPMI da Violência contra a Mulher realiza audiência em Fortaleza 

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher realiza audiência pública nesta segunda-feira (10) em Fortaleza (CE), com a participação de autoridades do Executivo e do Judiciário do estado. O debate será às 14 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Em funcionamento no Congresso desde fevereiro, a CPMI tem visitado os estados com o objetivo de investigar a situação da violência contra a mulher e apurar denúncias de omissão do poder público.

O Ceará aparece entre os estados com a menor taxa de homicídio de mulheres do país, com 4 assassinatos para cada grupo de 100 mil mulheres – a média nacional é de 4,6. O primeiro nesse ranking é o estado do Espírito Santo (9,8), seguido por Alagoas (8,3) e Paraná (6,4).

Em seu plano de trabalho, a comissão previu visitas aos estados mais violentos do Brasil para as mulheres, além dos quatro mais populosos do país. A CPMI já esteve no Distrito Federal e em 15 estados: Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, São Paulo, Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará.

Para o debate em Fortaleza foram convidados os secretários de Segurança Pública, de Saúde e de Cidadania e Justiça do estado, além da coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça, o procurador-geral de Justiça do Ceará e a defensora pública do Ceará.

Fonte: Agência Câmara