Comitê Central do Partido Comunista de Cuba se reúne

O primeiro-secretário do Comitê Central (CC) do Partido Comunista de Cuba (PCC), Raúl Castro, reiterou em Havana a urgência de romper o bloqueio de pensamento ainda remanescentes na seleção e preparação de jovens dirigentes no país.

"Em termos de política de quadros, temos dado passos positivos, mas o esforço exigido é grande e o tempo é curto", disse o também presidente cubano no 5º Pleno do CC do PCC, realizado ontem, informa o jornal Granma.

"Contamos com jovens brilhantes aos quais devemos orientar e passar os conhecimentos que adquirimos em muitos anos de Revolução", disse Raúl Castro.

A afirmação foi feita, de acordo com a nota, ao apresentar a proposta (aprovada por unanimidade) de eleger como membro do Bureau Político do PCC Bruno Rodríguez, que atua como ministro das Relações Exteriores.

De acordo com o Granma, no início da reunião, o segundo secretário do CC, José Ramón Machado Ventura, apresentou o projeto dos Estatutos do Partido, resultado da discussão dos militantes sobre o trabalho da organização, disse.

As modificações feitas contribuem para flexibilizar o trabalho partidário e levá-lo à altura que demandam as atuais circunstâncias, acrescenta o relatório sobre esses estatutos, aprovados posteriormente.

Machado Ventura explicou o trabalho feito no controle da aplicação das directrizes aprovadas pelo 6º Congresso e dos Objetivos da Primeira Conferência do Partido, tarefa que esteve no centro do trabalho ao longo do ano.

Nesta reunião foram discutidos o andamento da atualização do modelo econômico e a execução da economia, em linha com um acordo para que o CC examinar em seus plenos estas questões, pelo menos duas vezes por ano, de acordo com o texto.

Foi dada ênfase na dinâmica demográfica do país, sobre a qual informou o membro do Bureau Político, Marino Murillo, chefe da Comissão Permanente para a Implementação e Desenvolvimento.

A este respeito, Murillo lembrou que trabalha em uma série de medidas destinadas a cuidar de idosos e aumentar a taxa de natalidade.

O líder considerou que as tarefas que a Comissão deverá cumprir durantes os próximos dois anos serão as mais complexas e de maior impacto na atualização do modelo econômico e na sociedade.

A este respeito, o Granma menciona que Raúl Castro perguntou sobre a participação dos quadros em cursos de aperfeiçoamento econômico, "o que é crucial para implementar com sucesso as novas medidas", disse ele.

Em seguida, o membro do Buerau Político, Adel Yzquierdo, chefe do ministério de Economia e Planejamento, infomrou sobre estimativas de cumprimento do plano de 2012 e a proposta para o próximo ano.

Da mesma forma, a ministra das Finanças e Preços, Lina Pedraza, apresentou a estimativa do orçamento do Estado para este ano e o anteprojeto de 2013.

Ambas as questões será apresentadas amanhã aos deputados, durante o 10º Período Ordinário de Sessões da Assembléia Nacional do Poder Popular, diz a nota no jornal Granma.

Após a reunião, o primeiro secretário do Comitê Central convocou os dirigentes do país a continuarem a se preparar, especialmente em questões econômicas, que são a base para o progresso de qualquer sociedade.

Fonte: Prensa Latina