Habermas recebe Prêmio, na Alemanha, pela totalidade de sua obra

O filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, de 83 anos, recebeu nesta sexta-feira (14) o Prêmio Heine em Düsseldorf pela totalidade de sua obra e foi qualificado pelo júri como um dos pensadores mais importantes da atualidade no mundo todo.

Habermas

Habermas, além disso, segundo o júri, defendeu permanentemente a cultura democrática na Alemanha e contribuiu para os debates políticos e sociais.

O prêmio é dotado de 50.000 euros (R$ 137.000) e é outorgado a cada dois anos pela Prefeitura de Düsseldorf (oeste da Alemanha) em memória do poeta e polemista Heinrich Heine.

Entre os agraciados de edições anteriores estão a filósofa francesa Simone Veil, o escritor israelense Amós Oz e o dramaturgo e romancista suíço Max Frisch.

Em 2006, o prêmio foi acompanhado de um acalorado debate ao ser dado ao austríaco Peter Handke, o que foi rejeitado por muitos críticos que consideravam que a posição desse escritor perante a guerra da Iugoslávia devia ser um impedimento para conceder-lhe o prêmio; o debate levou Handke a renunciar ao prêmio.

Fonte: Opera Mundi