Fidel: “O nome de Hugo Chávez é admirado e respeitado no mundo”

O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, enviou neste sábado (15) uma carta ao vice-presidente executivo da Venezuela, Nicolás Maduro, por motivo da celebração do oitavo aniversário da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba). Leia a íntegra.

Querido Nicolás Maduro

Por motivo dos aniversários que vocês celebram hoje, desejo expressar- te o seguinte:

A ausência do presidente eleito por mais de 8 milhões de venezuelanos comove a todos nós.

Conheci Hugo Chávez há exatamente 18 anos. Alguém o convidou a Cuba e ele aceitou o convite. Contou-me que tinha a ideia de solicitar uma entrevista comigo. Eu estava longe de imaginar que aqueles militares rotulados de golpistas pelas agências noticiosas, que semearam suas ideias durante anos com tanta discrição, era um grupo seleto de revolucionários bolivarianos. Recebi Chávez no aeroporto, levei-o ao lugar de sua hospedagem e conversei com ele durante horas, intercambiando ideias.

No dia seguinte, no Salão Nobre da Universidade de Havana, cada qual expressou suas ideias.

Nossas concepções diferem em aspectos que são alheios às ideias e princípios políticos e dos quais nem sequer falamos.

Nossa cooperação médica com a Venezuela começou a partir da tragédia de Vargas, na qual milhares de pessoas morreram em consequência do abandono e da imprevidência em que vivia a população mais pobre desse estado.

Por sua parte, a Venezuela foi especialmente solidária com os povos do Caribe, América Central e América do Sul.

Desenvolveu fortes vínculos com a Bolívia, Equador, Brasil, Uruguai, Argentina e outros. Cultivou relações com a Rússia, Belarus, Ucrânia e outras repúblicas da antiga URSS. Não esquece a Palestina nem a Líbia. Presta especial atenção a seus vínculos econômicos e às relações políticas com a China. É solidária com os povos da África. Pratica uma política de paz com todos os países.

O nome de Hugo Chávez é admirado e respeitado no mundo.

Todos, e inclusive muitos dos adversários, lhe desejam pronto restabelecimento. Os médicos lutam com otimismo por esse objetivo.

Como se sabe, todos os revolucionários cubanos somos martianos e bolivarianos. Tenho a segurança de que vocês com ele e por mais dolorosa que fosse a ausência dele seriam capazes de continuar sua obra.

Viva Hugo Chávez!

Até a vitória sempre!

Fidel Castro Ruz

15 de dezembro de 2012