Chávez fala com sua família e agradece a solidariedade da AL

Em pronunciamento televisivo em cadeia nacional, nesta sexta-feira (14), o ministro da Informação venezuelano, Ernesto Villegas, informou que o presidente Hugo Chávez se comunicou com sua família e enviou saudação ao povo venezuelano.

Joanne Mota, de São Paulo com informações da AVN

"O presidente Chávez se comunicou com seus familiares imediatos por meio do ministro Jorge Arreaza e enviou cumprimentos a todo o povo venezuelano", disse Villegas, de acordo com um comunicado divulgado pelo governo.

A nota oficial afirma que "após as 72 horas da operação, os médicos indicam que Chávez cumpre satisfatoriamente com o protocolo pós-operatório". Villegas destaca que o paciente respodem de forma favorável ao tratamento aplicado. "A recuperação tem sido lenta, mas progressiva, de sua condição geral e de suas condições vitais", informa o governo da Venezuela.

A seguir texto completo da declaração:

Governo da República Bolivariana da Venezuela

O Governo da República Bolivariana da Venezuela deve manter o povo venezuelano informado sobre a evolução do estado clínico do presidente Hugo Chávez, após a cirurgia a que ele foi submetido em 11 de dezembro.

Após 72 horas da operação, o relatório médico indica que o nosso líder cumpre satisfatoriamente com o protocolo operatório, no âmbito da complexidade associada à natureza e duração da cirurgia praticada em Hugo Chávez.

O sangramento ocorreu no decurso da intervenção e foi tratado imediatamente. Chávez responde favoravelmente ao tratamento aplicado. A recuperação tem sido lenta, mas constante, tanto da sua condição geral como de suas condições vitais.

O presidente Chávez se comunicou com sua família e com o ministro Jorge Arreaza e enviou saudações a todos os venezuelanos.

O governo da República Bolivariana da Venezuela agradece à equipe de especialistas que está cuidando da saúde do presidente Chávez em Havana, além do amplo ​​tratamento e atenção ao nosso comandante. Também expressa gratidão especial para com o povo irmão de Cuba, o seu presidente, Raúl Castro, e o líder Revolução Cubana, Fidel Castro, para assumir a missão de cura completa do presidente Chávez.

O governo da República Bolivariana da Venezuela convidou o povo venezuelano e todas as mulheres e homens de bem no mundo a continuar sua jornada de solidariedade para com o nosso presidente, que têm ajudado, sem dúvida, para dar mais força ao comandante Chávez nesta circunstância difícil.

Caracas, 14 de dezembro de 2012.