Irã advoga por solução pacífica da crise na Síria

A mídia síria divulga nesta terça (18) declarações do porta-voz do Ministério de Exteriores do Irã, que reiterou a postura de seu país de advogar por uma solução pacífica à crise, através do diálogo entre os próprios sírios.

O porta-voz Ramin Mehmanparast agregou que o Ocidente – especialmente os Estados Unidos -quer decidir o destino e o futuro da Síria em lugar de seu povo.

De igual forma, o porta-voz iraniano exigiu aos países ocidentais que alegam proteger a democracia e os direitos humanos, que deixem os cidadãos deste país decidirem seu futuro, longe de qualquer intervenção, anunciou a televisão estatal síria.

Também criticou o contínuo apoio que potências regionais e europeias outorgam aos grupos opositores armados nesta nação, mediante o envio de armas e dinheiro.

"Isso põe em perigo a segurança e o bem-estar do povo sírio e levará à ampliação da crise na região", advertiu.

Mehmanparast pediu às partes com influência sobre os insurgentes que trabalhem para conseguir a paz e a segurança na Síria, bem como para proporcionar uma plataforma para o diálogo nacional focado em uma solução pacífica e para adotar os meios democráticos para tal fim, destacou a fonte.

Fonte: Prensa Latina