China elabora plano para gerar nove milhões de empregos em 2013

O ministro dos Recursos Humanos e Previdência Social da China, Yin Weimin, afirmou nesta terça-feira (18) em uma reunião de trabalho sobre os recursos humanos e previdência social, que em 2013, o governo planeja gerar mais de nove milhões empregos na zona urbana, e rebaixar o índice de desemprego para um valor inferior a 4,6 %.

Yin Weimin revelou que nos primeiros 11 meses de 2012, a criação de novos empregos nas zonas urbanas beneficiou 12,02 milhões de pessoas, enquanto o número de desempregados que encontrou um novo emprego foi de 5,25 milhões de pessoas.

No final do terceiro trimestre, o índice de desemprego urbano chegou aos 4,1 %. Porém, Yin Weimin apontou que o número médio anual de chineses à procura de um primeiro trabalho ultrapassa os 24 milhões de pessoas, por isso, ele destacou que existe uma necessidade constante de geração de empregos.

Yin Weimin ainda reiterou que para se tornar uma potência mundial em quadros especializados e em recursos humanos, até 2020, a China deve fortalecer a formação prática e atrair cada vez mais profissionais para os setores da ciência e pesquisa.

Fonte: Rádio Internacional da China