Vereador do PCdoB assume a prefeitura de Anagé-BA

O vereador Igor Macário (PCdoB), presidente da Câmara Municipal de Anagé, na região Centro-Sul da Bahia, assumiu a prefeitura da cidade, na última terça-feira (19/12), depois que o prefeito teve o mandato cassado. O comunista fica no cargo até o dia 31 deste mês, quando passará o posto para Andrea (PT), a prefeita eleita em outubro.

A cassação de Elbson Dias Soares (PTB), mais conhecido como Bibi, que é acusado de improbidade administrativa, foi votada pela Câmara. Seis dos nove vereadores do município se manifestaram a favor da punição do prefeito, derrotado nas últimas eleições por Andrea.

“O prefeito abandonou a cidade. Além das acusações de improbidade, ele não fez o pagamento de funcionários e deixou dívidas de mais de quatro meses atrasadas. Ele já tinha sido afastado, mas recorreu. Dessa vez, não só afastamos, mas cassamos porque a Câmara é soberana e tem poder pra isso”, contou o primeiro-secretário da Câmara, o vereador José Rui Oliveira (PCdoB), que votou pela cassação.

O Vermelho não conseguiu contato com o novo prefeito porque Macário, segundo Rui Oliveira, já está trabalhando a todo vapor. “Igor já está despachando na prefeitura e nós acreditamos que ele vai arrumar a casa nesses poucos dias. Hoje ele se reúne com a Câmara, que vai ajudá-lo a buscar uma maneira de pelo menos honrar os compromissos do outro prefeito”, completa.

Com a saída de Igor Macário da presidência do Legislativo Municipal, assume o vice-presidente João Aguiar (PT).

De Salvador,
Erikson Walla