China encoraja reforma de planejamento familiar

A China está encorajando os esforços de reforma experimental das políticas para a população e o planejamento familiar, de acordo com uma reunião oficial realizada na quarta-feira (19).

O país necessita de mais coragem para aprofundar e promover as reformas compreensivas na área, disse uma circular emitida depois de uma reunião realizada na cidade de Nanquim, capital da Província de Jiangsu, leste da China.

Os governos nas áreas de teste terão permissão de explorar suas próprias soluções com base em condições e práticas locais, segundo a circular.

Os esforços da reforma incluem fortalecer a pesquisa em assuntos relevantes e melhorar a habilidade do governo em coordenar o crescimento da população e o desenvolvimento econômico, disse.

A circular também pediu às autoridades da população e planejamento familiar que melhor executem suas obrigações e tomem políticas orientadas ao povo ao oferecer serviços ao público.

A circular exige que as áreas de teste estabeleçam políticas que contribuam para que se obtenha progressos saudáveis e sustentáveis para as reformas.

Chen Li, vice-diretor da Comissão Nacional da População e do Planejamento Familiar, disse que assuntos da população são cruciais para o desenvolvimento econômico e social do país.

Chen solicitou que as autoridades e funcionários relevantes impulsionem a inovação em administração e sistema de serviço relativos à população.

O plano da população deve ser prioridade no plano geral de desenvolvimento econômico e social dos governos locais, como também dentro de seus sistemas de serviço público, assinalou Chen.

A comissão estabeleceu parcerias com seis regiões de nível provincial incluindo Mongólia Interior, Anhui, Hubei, Chongqing, Fujian e Henan, assim como 103 cidades, para executar os testes da reforma.

Fonte: Rádio Internacional da China