China quer controlar carros para reduzir poluição do ar

As autoridades chinesas anunciam medidas mais severas para tirar de circulação carros altamente contaminantes e conseguir um ar mais limpo. A informação é do Escritório Municipal de Proteção do Meio Ambiente, de Pequim.

Tráfego

Nos últimos dois anos 515 mil carros com motores obsoletos saíram das ruas da capital chinesa, superando a meta da eliminação de 400 mil desses veículos durante o plano de desenvolvimento de 2011-2015.

Mas os indicadores atuais da qualidade do ar na capital informam que o PM 2.5 é de 70-80 por metro cúbico, acima do dobro do nível aceitável, de 35 por metro cúbico. O PM 2.5 mede a presença no ar de partículas de matéria menores que 2,5 micrometros,

Fang Li, porta-voz do Escritório, disse que atualmente os veículos motorizados com mais de oito anos de circulação constituem 20% da frota que circula em Pequim, sendo resposáveis por 60% da contaminação do ar.

Para controlar essa poluição, as autoridades da capital chinesa esperam implementar com todo rigor um nível de emissões que permita, em 2016, atingir a mesma categoria que a medida europeia, promovendo os chamados carros verdes e ampliando os transportes públicos.

Mesmo com as medidas já adotadas para limitar a quantidade de carros que circulam em Pequim Beijing, entre elas um sistema de loteria criado em 2011 para limitar a entrada de novos carros na cidade a 240 mil por ano, calcula-se que na capital chinesa existam mais de cinco milhões de veículos em circulação.

Com informações da Prensa Latina