Congresso entra em recesso e marca votações para 5 de fevereiro 

O Congresso Nacional inicia nesta quinta-feira (20) o recesso parlamentar, deixando para o próximo ano a votação dos vetos presidenciais e o Orçamento Geral da União (OGU). Foi marcada para cinco de fevereiro a retomada dos trabalhos legislativos. Um dia antes, será eleita a nova Mesa Diretora das duas Casas, Câmara e Senado. A decisão foi comunicada pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), na noite desta quarta-feira (19), após reunião com o presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP).

Ele declarou que em virtude da sentença, em caráter liminar, expedida pelo ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal (STF) em suspender a sessão do Congresso da última quarta-feira (12), que tinha aprovado a urgência de votação dos vetos dos royalties, a sessão do Congresso se encontrava trancada até concluir a votação de todos os 3060 vetos presidenciais.

Leia também: Atraso na votação do Orçamento não prejudica, diz Mantega

Maia também explicou que “nós marcamos para o próximo dia cinco de fevereiro uma sessão do Congresso Nacional, que será a primeira sessão do ano de 2013 e onde nós vamos, nesta sessão, iniciar o processo de deliberação sobre os vetos. Se até lá, é óbvio não houver alguma mudança de posição por parte do STF em relação a esta questão dos vetos”, complementou.

Da Redação em Brasília
Com agências