ONU reafirma direito do povo palestino à autodeterminação

O direito do povo palestino a livre determinação voltou a receber apoio nas Nações Unidas e a evidenciar o isolamento de Israel e Estados Unidos sobre os assuntos do Oriente Médio.

A Assembleia Geral da ONU adotou na última quinta-feira (20) uma resolução sobre essa questão e que reafirmou “o direito do povo palestino pela livre determinação, incluído seu direito a um Estado da Palestina independente”. 

O texto foi aprovado por 179 votos a favor, sete contra (Israel, Estados Unidos, Canadá, Ilhas Marshal, Nauru, Palau e Micronésia) e três abstenções (Honduras, Camarões e Tonga).

Mediante este documento, o máximo órgão da ONU instou todos os países, agências e organizações das Nações Unidas para continuar “prestando apoio e ajuda ao povo palestino para a rápida realização de seu direito pela livre determinação”.

Em suas considerações, a resolução destacou a necessidade de respeitar e preservar a unidade, contiguidade e integridade de todo o território palestino ocupado, incluída Jerusalém Oriental.

E apontou a importância de retomar e acelerar as negociações de paz do Oriente Médio para conseguir um acordo de paz justo, duradouro e amplo entre palestinos e israelenses.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho