Otan acelera instalação de mísseis na Turquia

Após a chegada do sistema anti-míssil Patriot, fornecido pela Alemanha, o Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) acelerou os preparativos para a instalação do sistema em território turco.

Os trabalhos decorrem na região de Kahramanmaras, a 100 km da fronteira síria, depois de o material ter chegado à Turquia no dia 18 deste mês, proveniente da Alemanha.

Os técnicos iniciaram os trabalhos na manhã do dia 20, acompanhados por soldados da Alemanha e Holanda, que estão no local. A polícia nacional turca será responsável pelo trabalho de segurança e proibição de filmagens por jornalistas.

Além dos trabalhos técnicos, um outro grupo está encarregue de verificar as instalação para telecomunicação, saúde e eletricidade da região. O grupo, composto por 39 alemães, 15 holandeses e 20 turcos irá terminar o trabalho no dia 22 deste mês.

Segundo a imprensa da Turquia, o outro Patriot oferecido pela Holanda deverá ser instalado na região de Adana, no sul do país, no próximo ano. O plano foi autorizado pelo governo holandês no dia 7 deste mês.

Fonte: Rádio Internacional da China