Ibope: povo dá 54% ao STF e 35% ao Congresso

Supremo Tribunal Federal obteve 54% de confiança dos brasileiros, ante 35% do Congresso Nacional em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Ibope; quem mais confia no STF são os mais ricos (60%); na frente de todas as instituições está o Corpo de Bombeiros, com 83%; a Presidência da Repúblicva teve 63%.

Supremo Tribunal Federal

Pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (24) mostra que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a confiança de pouco mais da metade da população (54%). O percentual é maior do que o do Congresso, que tem a confiança de 35% dos brasileiros.

Segundo dados do Instituto, o índice obtido pelo STF fica bem abaixo da instituição mais confiável, o Corpo de Bombeiros, com 83%, e está nove pontos atrás da Presidência da República como um todo, que recebe voto de confiança de 63% dos entrevistados. No inicio de dezembro, a aprovação pessoal da presidenta Dilma Rousseff foi de 73%.

Esta foi a primeira vez que a sondagem mediu o índice de confiança no Supremo, que ocupou toda sua agenda do segundo semestre com o julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão.

Nas últimas semanas, os magistrados acirraram o clima com o Legislativo ao definir pela cassação de mandato dos deputados condenados pelo caso. Segundo a Constituição, cabe ao Congressso decidir sobre este tipo de questão. Entre junho e dezembro, o respaldo ao trabalho do Judiciário como um todo foi de 53% para 47%.

Os que mais confiam no trabalho dos ministros do STF são os mais ricos (60%), os moradores das regiões Norte e Centro-oeste (60%) e os que têm mais de 50 anos de idade (56%).

A queda na confiança nos meios de comunicação continua e, em quatro anos, passou de 71% para 60%. O Congresso, com 35%, teve avaliação semelhante à dos partidos políticos, e ambos abaixo da polícia (40%) e do sistema eleitoral (54%).

Com agências