Natal de 2013 terá uma Colômbia pacificada, aposta Santos

Mais de dois meses após o início dos diálogos de Paz entre a guerrilha colombiana e o governo do país, o presidente Juan Manuel Santos, em entrevista ao jornal El Tiempo, de Bogotá, afirmou que a negociação avança lentamente, mas avança. E disse acreditar que até o fim de 2013 o processo de paz estará concluído.

Santos

No último dia 19 de novembro, o chefe da equipe das Farc-EP nos diálogos de paz, comandante Iván Márquez, anunciou, durante a abertura da mesa de diálogo no Palácio das Convenções em Havana, o cessar-fogo unilateral por dois meses, até o dia 20 de janeiro de 2013, garantindo um final de ano tranquilo à população. O governo, no entanto negou o cessa fogo.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz aqui

Para o mandatário, “se houver vontade, poderemos celebrar o próximo Natal em paz e com o conflito concluído”. E ressaltou sua surpresa à receptividade positiva para o processo de negociação tanto no âmbito nacional quanto internacional.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo Santos estabeleceram uma agenda de negociações de cinco pontos. Ambos seguem dialogando sobre o primeiro tema: a questão agrária.

Na sexta-feira (21), as duas partes concluíram, em Havana, a segunda rodada de negociações, que serão retomadas em 14 de janeiro.

Da Redação do Vermelho,
com agências