México: Presos por protesto contra Peña Nieto fazem greve de fome

Treze das 14 pessoas que continuam presas por terem protestado contra a posse do presidente do México, Enrique Peña Nieto, iniciaram nesta segunda-feira (24) uma greve de fome de 48 horas para pedir sua libertação. Os presos são apoiados por membros do movimento estudantil #YoSoy132, que considera a prisão injusta.

#YoSoy132

Em um comunicado publicado nesta segunda-feira (24), os presos afirmaram que se “mantinham fortes e unidos” na decisão, e asseguraram que “alguns companheiros irão manter a greve por mais de dois dias”.

A carta divulgada pelo grupo pede que “toda a cidadania que concorda com a causa dos presos se somem à sistematicamente à luta de acordo com suas possibilidades e capacidades”.

Na semana passada o #YoSoy132 fez um chamamento para a realização de um panelaço em prol da libertação de 14 de seus membros que foram detidos há duas semanas, durante o protesto contra Peña Nieto.

O movimento pede ainda que a Polícia do Distrito Federal assuma sua responsabilidade, pois os jovens garantem que as forças de segurança violaram a regra das manifestações pacíficas com a utilização de balas de borracha e gás lacrimogêneo.

Da Redação do Vermelho,
com informações da TeleSur